Forte Zeelandia
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Agosto de 2021) |
Esta página ou seção foi marcada para revisão devido a incoerências ou dados de confiabilidade duvidosa. |
O Forte Zeelandia (em língua inglesa, " Fort Zeelandia") localiza-se em Paramaribo, no Suriname.
História
[editar | editar código-fonte]A fortificação foi erguida no início do século XVII na margem esquerda do rio Suriname, com a função de defesa de um entreposto comercial fronteiriço Neerlandês próximo à aldeia indígena de Parmurbo, posteriormente denominada de Paramaribo.
Em 1651 o forte foi conquistado por forças Britânicas e denominado "Fort Willoughby", em homenagem a Lord Francis Willoughby.
Em 1667 os Neerlandeses, sob o comando de Abraham Crijnssen, reconquistaram-no. Posteriormente foi ampliado passando a ter planta pentagonal, com cinco baluartes. Três deles, Middelburgh, Veere e Zierikzee ainda subsistem; os dois erguidos pelo lado da terra foram demolidos quando um novo forte denominado New Amsterdam foi construído na outra margem do rio.
Durante a ditadura de Dési Bouterse no início de 1980, foi usado para aprisionar e torturar preso políticos.
Desde 2004, é um museu.
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- BRUIJNING, C. F. A.; VOORHOEVE, J. (red.). Encyclopedie van Suriname. Amsterdam en Brussel: B. V. Uitgeversmaatschappij Argus Elsevier, 1977. ISBN 9010018423. p. 683.
- FONTAINE, Jos. Zeelandia. De geschiedenis van een fort. Zutphen: De Walburg Pers, 1972. ISBN 906011-441-8
Ver também
[editar | editar código-fonte]Ligações externas
[editar | editar código-fonte]